Cassol, Pimenta de Rondônia e Marcos Rocha lideram índice de rejeição, aponta pesquisa IPEC

251
O ex-governador Ivo Cassol e o atual governador Marcos Rocha lideram índice de rejeição na pesquisa IPEC

O ex-governador Ivo Cassol (PP) lidera o índice de rejeição na disputa ao governo de  Rondônia, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24/08) pelo Instituto IPEC (antigo Ibope). O progressista está com 27% de rejeição do eleitorado rondoniense. Em segundo lugar, conforme sondagem, aparece Pimenta de Rondônia (PSOL) com 21%.

O atual governador e candidato à reeleição, Marcos Rocha (UB) é o terceiro colocado com 17%. Em seguida aparece o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade): 13%.

O senador Marcos Rogério (PL) e o deputado federal Léo Moraes (PODE) estão na pesquisa do IPEC tecnicamente empatados: 12%. Por ser ainda desconhecido no meio político, o comendador Val Queiroz (Agir) tem o menor índice de 8% de rejeição. Não sabem e não responderam somam 21%.

A pesquisa IPEC foi encomendada pela TV Rondônia, que pagou R$ 120 mil pelo trabalho. Ainda não se sabe o motivo, mas a emissora não divulgou o índice de rejeição dos candidatos.

Estimulada

A TV Rondônia divulgou ainda nesta quarta-feira (24/08) a preferência do eleitorado ao governo. De acordo com a sondagem, Marcos Rocha está com 30% da preferência do eleitor rondoniense na pesquisa estimulada. É seguido pelo ex-governador Ivo Cassol com 29%. O senador Marcos Rogério tem 13% das intenções de voto.

Léo Moraes e Daniel despencam

O candidato Léo Moraes é o quarto colocado na pesquisa do IPEC com 6% das intenções de votos. Daniel Pereira, que já ocupou o cargo de governador aparece empatado com Pimenta de Rondônia: os dois somam percentual de 2%. Em último lugar está o comendador Queiroz com 1%.

Léo Moraes selou aliança com o PSD, partido presidido no Estado pelo deputado federal Expedito Neto. Está no mesmo bloco político Expedito Júnior (PSD), que busca retornar ao Senado Federal.

Na última sexta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) começou a analisar processo onde Expedito Júnior é alvo ação de uma investigação judicial por abuso de poder eleitoral na eleição de 2018, período em o ex-senador era candidato ao governo em 2018. Além de Júnior, aparece na ação o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), secretários municipais e ex-secretários.

Daniel Pereira pilota a Frente de Esquerda formada pelo PSB, PT, PDT e PCdoB. Daniel apareceu recentemente nas redes sociais ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) candidato a presidente. O ex-deputado Anselmo de Jesus (PT) é candidato a vice-governador na chapa de Daniel Pereira.

 Ordem de entrevistas na TV Rondônia

Com o resultado da pesquisa IPEC nesta quarta-feira, a TV Rondônia define a ordem de apresentação nas entrevistas nos telejornais da emissora. A ordem de entrevista no jornal de Rondônia 1ª Edição ficou da seguinte forma:

 

Marcos Rocha 12/09/22 segunda-feira
Ivo Cassol 13/09/22 terça-feira
Marcos Rogério 14/09/22 quarta-feira
Léo Moraes 15/09/22 quinta-feira
Daniel Pereira 16/09/22 sexta-feira

 

O IPEC entrevistou 800 pessoas no período de 21 a 23 de agosto.

LEIA AINDA:

TV Rondônia encomenda primeira pesquisa eleitoral ao governo: empresa pagou R$ 120 mil pela sondagem

TRE-RO analisa ação por abuso eleitoral contra alta cúpula da prefeitura de Porto Velho

Marcos Rocha lidera preferência eleitoral ao governo com 32%; rejeição de governador é alta e chega a 23%

Fonte: Valor & Mercado RO

Deixe seu comentário