Tarifa final da Energisa Rondônia ficará entre as dez mais baratas no ranking das distribuidoras

11

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a revisão tarifária extraordinária da Energisa Rondônia, com uma redução média nas tarifas da distribuidora de 11,29%. Os consumidores atendidos em alta tensão terão uma queda maior, de 16,12%, enquanto os baixa tensão pagarão 9,85% a menos na conta dos próximos 12 meses. As novas tarifas entrarão em vigor no dia 13 de dezembro.

O resultado da revisão reflete as medidas de redução tarifária na região Norte, previstas na MP 998, e o amortecimento tarifário a partir do uso do empréstimo da Conta Covid. Esses impactos contribuíram para uma redução de 12% na tarifa.

Um dos efeitos da medida provisória, no caso de Rondônia, foi a realocação do estado do subsistema Sudeste/Centro-Oeste para o subsistema Norte. Isso contribuiu para desonerar a tarifa em 7,50%, em razão da redução da Conta de Desenvolvimento Energético, que tem um peso menor para os consumidores do Norte e do Nordeste.

Os encargos setoriais foram reduzidos em 5,26% no processo tarifário desse ano, assim como as despesas com compra de energia, que tiveram sua participação reduzida em 2,81%, em consequência da antecipação do vencimento do contrato da distribuidora com a UTE Termo Norte 2.

A tarifa final da Energisa Rondônia ficará entre as dez mais baratas no ranking das distribuidoras. A companhia atende 670 mil unidades consumidoras no estado, que tem população total de 1,8 milhão de habitantes.

Fonte: Canal Energia

Deixe seu comentário
Publicidade