Rondônia é o estado que mais destina recursos para o sistema prissional

10

Rondônia é o estado que mais destina recursos para o sistema prisional — são 2,8% do orçamento destinados à manutenção das prisões. O Acre ocupa a segunda posição com 2,5% dos valores utilizados nessa área. Os dois estados fazem parte da Amazônia Legal, território disputado por facções criminosas que, em sua maioria, nascem dentro do sistema prisional.

Os dados são do estudo O funil de investimento da segurança pública e prisional no Brasil, do centro de pesquisa Justa, que atua no campo da economia política da justiça, com dados de 12 estados em 2022, que juntos somam 68% do total dos orçamentos estaduais do país, obtidos via Lei de Acesso à Informação. Eis a íntegra do estudo.

Para esse ano, de acordo com orçamento 2024, aprovado e pela Assembleia Legislativa, terá investimentos de mais de R$ 1,3 bilhões.

O levantamento revelou que, proporcionalmente, o Rio de Janeiro é o estado que mais gastou com polícias e não investiu nenhum recurso em políticas para egressos do sistema prisional. Em valores absolutos, São Paulo é o estado que mais desembolsou verba para policiamento.

Fonte: Valor&MercadoRO e Agência Brasil

Leia ainda:

Rondônia tem garantia da União para novos empréstimos | Valor & Mercado RO (valoremercadoro.com.br)

Deixe seu comentário