Procon de Rondônia intensifica fiscalização em postos de combustíveis

31
Fiscais do Procon fazem varredura nos postos de combustíveis da capital (Foto Lucas dos Anjos)

O Programa de Orientação e Defesa dos Consumidores de Rondônia (Procon) fiscaliza postos devido ao aumento da gasolina e do diesel, a partir desta terça-feira (26), em Rondônia. De janeiro a outubro houve aumento de quase 70%.

A Petrobras após fazer reajuste, o valor é repassado para as distribuidoras, que repassa aos postos de combustíveis que, por sua vez, repassa para o consumidor final.

Segundo o órgão, o ajuste do preço é uma questão multifatorial, que leva em consideração o preço de mercado internacional do combustível e cotação do dólar, e que devido a isso, não pode interferir na política de preços da empresa que vende seu produto, que considera a margem de lucro com base em seus custos, como aluguel, folha de pagamento.

Porém o aumento injustificável do preço sobre os combustíveis é causa para autuação e aplicação de multa.

“Encontrando alguma irregularidade, é muito importante que o consumidor comunique ao Procon, para que sejam realizadas fiscalizações e, havendo a confirmação, será lavrado um auto de infração e a aplicação de multa para os fornecedores irregulares”, disse o coordenador estadual do Procon, Ihgor Jean Rego.

Ainda de acordo com o Procon, a população deve denunciar possíveis práticas de abuso contra o consumidor. As denúncias podem serem feitas de forma presencial no prédio do Tudo Aqui, localizado na Avenida Sete de Setembro, 830, Centro. Ou pelo WhatsApp (69) 98491-2986, além do telefone 151, ou acessando os portais procon.ro.gov.br e consumidor.gov.br.

Deixe seu comentário