O II Encontro de Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), na manhã desta segunda-feira (6), no Plenarinho II, debateu as condutas eleitorais e a comunicação pública. Com a presença de mais de 40 assessores parlamentares de vários gabinetes de deputados estaduais, também foram apresentadas as regras do Manual de Redação e Estilo da Casa.
Entre as condutas eleitorais, o palestrante Edirlei Souza abordou o uso de servidores durante o expediente de trabalho, da estrutura física da Administração Pública, sobre a destinação de emendas para associação com a finalidade de distribuir benefícios a reuniões, uso de imagens de bens públicos de associação acesso restrito e inacessível e uso da tribuna do Parlamento com a finalidade de angariar o voto do eleitor.
Edirlei Souza apresentou também os prazos e fez orientações sobre como uma assessoria parlamentar pode atuar durante o período eleitoral.
Participando no encontro pela primeira vez, Francisco Costa destacou a importância do tema abordado. “Palestra importante porque muitas vezes os avaliadores não possuem tanto conhecimento sobre as regras eleitorais, seja para orientar os parlamentares ou produzir conteúdo do mandato. As informações do palestrante enriquecerão nossa rotina de trabalho, inclusive neste ano, quando ocorrerem as eleições”, destacou o jornalista.
No início do evento, a chefe de redação da Secom, a jornalista Eláine Maia, abordou sobre a importância de adequar a pauta dentro dos requisitos de notícias legislativas. “Qual a importância para o Parlamento? Como eu posso colocar essa matéria de forma institucional, com relevância legislativa e social?”, questionou durante o encontro.
Sobre o tema, a jornalista Etiene Gonçalves ressaltou que “esses momentos são importantes e, posso dizer, decisivos. No dia a dia, nosso relacionamento e trabalho se dão com parlamentares. Além disso, precisamos de muito cuidado e zelo pela notícia para que uma informação mais interessante, de relevância e de interesse público possa chegar às pessoas que estão na ponta. A cada encontro como este, nosso relacionamento, contato e atualização de nossos conhecimentos se tornam cada vez mais eficazes”.
A jornalista Eliete Marques ressaltou a importância da boa redação jornalística e que várias dúvidas podem ser sanadas no próprio Manual de Redação e Estilo da Assembleia, que foi entregue a todos os presentes.
O jornalista Jonatas Boni destaca que é o segundo encontro de Assessores Parlamentares que participam. “Esse contato com a Secom é muito importante para padronizar e adotar uma mesma linguagem na comunicação pública. No Manual de Redação e Estilo entregue, é destacado que uma imagem institucional positiva aumenta a confiança e a transparência com a população. Além de tudo, os jornalistas da assessoria precisa ter responsabilidade com a informação que será levada ao público, até mesmo para um eventual resguardo ao próprio parlamentar. Espero mais edições do Encontro de Assessores Parlamentares para assim fortalecermos o intercâmbio de ideias e aprimorarmos nossa atuação legislativa”.
Cada participante recebeu um kit com agenda, Manual de Redação e Estilo da Alero e caneta. Também foram sorteadas algumas garrafas térmicas.
O presidente da Casa, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), parabenizou a iniciativa da equipe da Secom e destacou a relevância do tema abordado para os assessores parlamentares. Ele ainda enfatizou que a Alero está sempre promovendo cursos para vários setores da Casa, e este, em especial, fomenta, acima de tudo, a integração e o conhecimento para a divulgação das notícias do Poder Legislativo.
O superintendente da Secom, Marcelo Freire, agradeceu a presença de todos os participantes e destacou a importância de promover eventos para aprimorar a comunicação institucional da Casa.
Ao final, os participantes responderam à avaliação do evento e, conforme as relações públicas Natália Lima, uma das organizadoras, a maioria dos participantes pediu uma nova edição.
Fonte: ALERO