Pressionado nos bastidores por um grupo político que articula uma manobra política para assumir o comando o município, o vereador Paulo Macário (Patriota) decidiu, no início da tarde de sexta-feira (12.01) renunciar ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Candeias do Jamari. A renúncia aconteceu em sessão extraordinária e abriu neste sábado (13,01) uma disputa acirrada para eleição do novo presidente da Câmara.
Paulo Macário estava no comando da presidente da Câmara desde 2023, após o vereador Aussemir Almeida (PSB) assumir o cargo de prefeito do município. Aussemir virou prefeito após a Câmara cassar o mandato do ex-prefeito Antônio Onofre de Souza (PSB), o “Toninho Cerejeiras”. Onofre assumiu o cargo em 15 de junho desse ano, após afastamento do prefeito Valteir Queiroz (União Brasil) por uma operação da Polícia Civil.
Manobra
A renúncia do presidente da Câmara faria parte de uma manobra política de um forte grupo político para assumir o controle do município. Com a saída do vereador da comando da presidência da Casa, segundo regimento interno, haverá uma nova eleição para preencher o cargo vago.
Paulo nega que houve pressão política e disse que a renúncia seria uma forma de estar mais perto para acompanhar os problemas da população. O vereador Júnior Silva (PP), em discurso após a renúncia, entendeu respeitar a decisão da renúncia do ex-presidente. “Se eu perceber que comece articulações para o lado da bandidagem, eu sou o primeiro a trazer a Polícia, Ministério Público e Tribunal de Contas para dentro da Câmara”.
Fonte: Valor&MercadoRO
Leia ainda: