Mais de 400 produtores de Rondônia são beneficiados com o transporte gratuito de calcário

7

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), iniciou no dia 24 de julho de 2020, o transporte gratuito de mais de 12 mil toneladas de calcário, com o objetivo de atender os pequenos produtores do Estado, com investimentos no valor de mais de R$ 2,3 milhões, provenientes do Fundo de Investimentos e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira de Rondônia (Proleite).

O transporte gratuito é realizado pela Seagri, em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e municípios.

O transporte gratuito de calcário faz parte dos programas estaduais Mais Calcário e Proleite, os quais visam atender os produtores de leite da agricultura familiar do Estado. Com esta ação, serão beneficiados com o transporte de calcário cerca de 433 produtores de 35 municípios de Rondônia.

Segundo o secretário da Seagri, Evandro Padovani, essa é uma determinação do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, de investir no fortalecimento da agricultura familiar, em especial, dos produtores de leite do Estado. Com este investimento, a Secretaria pretende desenvolver políticas agrícolas de fortalecimento da agropecuária, em especial no caso do calcário, por ser um insumo indispensável para o preparo do solo e plantio de lavouras e pastagens.

“A Seagri criou os programas atuais para contribuir com esse processo de modernização da agropecuária que exige precisão nos manejos das atividades agrícolas, a exemplo da análise de solo e da calagem, sabendo da importância da aplicação do calcário, para correção de solo em pastagem”, ressaltou Padovani.

Fonte: Secom

Deixe seu comentário
Publicidade