Conta de água, luz e gás lidera inadimplência em 6 estados

9

O atraso no pagamento de água, luz e gás lidera a lista da inadimplência em seis estados brasileiros. As contas básicas superam a pendência no cartão de crédito, considerado o vilão das dívidas no país.

No Acre e Amapá, metade dos negativados tem em aberto faturas de serviços essenciais. Juntam-se ao grupo Mato Grosso, Roraima, Rondônia e São Paulo.

No geral, o percentual de adultos com alguma inadimplência, de atraso de pagamento no varejo à conta de celular, chega a 46,5% em setembro.

A análise da Folha foi feita com base em dados da Serasa, birô de crédito que recebe de credores informações sobre dívidas de clientes, e da projeção populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A instituição já aponta o aumento da renegociação de dívidas a partir do programa Desenrola, do governo federal. No entanto, as contas básicas estão em patamares elevados e representam 25% das pendências financeiras no país.

Segundo dados da empresa, o Brasil tem 71,4 milhões de inadimplentes. Em oito estados, metade ou mais da população com mais de 18 anos possui alguma dívida em atraso, casos do Amapá (65%), do Distrito Federal (58,6%) e do Rio de Janeiro (58,3%), por exemplo.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe seu comentário