A bancada feminina na Assembleia Legislativa voltou a ganhar fôlego no parlamento rondoniense. Nas eleições de 2022, foram eleitas as deputadas estaduais Yeda Chaves (União Brasil-Porto Velho), a segunda mais votada do Estado, e a deputada reeleita Rosângela Donadon (União Brasil-Vilhena), para o terceiro mandato.
A bancada do batom seguem com as deputadas estreantes no parlamento: Cláudia da Jesus (PT-Ji-Paraná), Lebrinha (União Brasil-São Francisco) e Thaisa Souza (Guajará-Mirim).
O maior número de mulheres eleitas na Assembleia Legislativa foi na 4ª legislatura, período de 1995 a 1999. Foram eleitas na época Ini Fidelis (PTB), Ivone Abrão (PL), Lúcia Tereza (PTB), Mileni Mota (PL), Rosália Helena (PT), Sueli Aragão (MDB) e Nilce Casara (PFL).
A deputada Ieda Chave é presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, uma das mais importantes do parlamento. Cláudia de Jesus comanda a comissão de Saúde e está na comissão de Defesa do Consumidor. Lebrinha pilota a Comissão de Fiscalização e Controle.
Antes das eleições de 2022, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 117 (originária da PEC 18/21), que obriga os partidos políticos a destinar no mínimo 30% dos recursos públicos para campanha eleitoral às candidaturas femininas. A distribuição deve ser proporcional ao número de candidatas.
MUDANÇAS NA ELEIÇÃO DE 2022
Pela nova regra, a cota vale tanto para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha – mais conhecido como Fundo Eleitoral – como para recursos do Fundo Partidário direcionados a campanhas. Os partidos também devem reservar no mínimo 30% do tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão às mulheres.
VEJA O PERFIN DAS DEPUTADAS ELEITAS EM 2022
Ieda Chaves (União Brasil-Porto Velho) Eleita com 24.667 votos. Vai assumir o primeiro mandato. Empresária e primeira dama do município de Porto Velho. Nasceu na cidade de Paraíso do Norte (PR).
Gislaine Lebrinha – (União Brasil-São Francisco) Está no primeiro mandato. Ex-prefeita de São Miguel. 12.623 votos. Nasceu na cidade de Nova Odessa (SP). Tem ensino superior completo. É servidora estadual.
Rosângela Donadon. (União Brasil-Vilhena) Reeleita com 12.097 votos. Está no terceiro mandato. Nasceu em Barra do São Francisco (ES). Superior completo. Foi terceira vice-presidente da Assembleia Legislativa no biênio 2019-2021.
Cláudia de Jesus (PT-Ji-Paraná) – Eleita com 8.845 votos. Está no primeiro mandato, Superior completo. Administradora. Nasceu em Loanda (PR).
DRA Taisa Sousa (PSC-Guajará-Mirim ) – Eleita com 7.649 votos. Advogada, superior completo. Está no primeiro mandato. Natural de Nova Mamoré (RO). Está no primeiro mandato. Já ocupou a função de Polícial Militar.
LEIA AINDA:
Reforma eleitoral beneficia deputada federal Silvia Cristina
Fonte: Valor&MercadoRO