Desde maio de 2023 a BR-163 no trecho sob concessão recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos na retomada das obras de duplicação e serviços. A expectativa em torno do avanço das obras é grande em meio ao setor produtivo, em especial daqueles que estão afastados da rodovia.
O montante foi injetado desde a mudança do controle acionário da concessão, que transferido para o governo de Mato Grosso. O volume é considerado oito vezes superior ao aplicado nas obras anualmente antes de tal alteração.
“Se perde muitas vidas nessa BR-163. Não tem acostamento, o degrau do acostamento da pista é muito alto. É uma pista extremamente perigosa”, comenta o agricultor Daniel Schiffer Schwartz.
“Precisa diversificar e ter várias saídas, porque a produção só aumenta ano a ano. E, melhorando a nossa logística, melhora também a indústria que vem para cá e gera emprego. É um conjunto. Uma corrente. Cada elo é importante”, diz o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum, Paulo Zen.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Marcelo Lupatini, tais investimentos que estão sendo realizados nada mais são do que a devolução do “dinheiro que o produtor está pagando em impostos para o setor e a sociedade de Mato Grosso”.
Até quem possui a propriedade mais afastada do eixo da BR-163 está otimista com o futuro do cenário logístico que pode movimentar outras vias interligadas ao trecho.
Fonte: Canal Rural