Mais um frigorífico é habilitado em Rondônia pelo governo do Estado

36
Frigorifico Frigon: Foto Frank Ney/Secom

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Agência Idaron, habilitou em Ariquemes, mais um frigorífico no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa). É a quinta planta frigorífica do Estado que, na prática, passa a poder comercializar carnes e derivados em todos os estados da Federação.

“A habilitação de mais uma empresa para o Sisbi é algo a ser comemorado por todos, porque facilita a comercialização de carne produzida em Rondônia em todo o mercado nacional, gerando emprego e renda, tanto para o município onde está localizado, quanto para o Estado, uma vez que movimenta a cadeia produtiva rondoniense”, destacou o governador do Estado, Marcos Rocha.

A entrega do certificado Sisbi-Poa ao frigorífico ‘Abatedouro RO’, localizado na RO-257, contou a presença de representantes da Idaron, autoridades políticas e empresários.

O Sisbi, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária – Suasa, padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

“Quando uma indústria frigorífica é habilitada a esse sistema, os produtos fiscalizados passam a ter o direito de serem comercializados em âmbito nacional, resultando em abertura de mercado aos produtores rurais”, explicou o presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres, e exemplifica ainda, que os requisitos gerais e demais procedimentos para a adesão e manutenção da equivalência ao Sisbi-Poa estão regulamentados pelo Decreto Federal 5.741, de março de 2006, e normatizado na Instrução Normativa/Mapa 17/2020.

Fonte: Assessoria

Deixe seu comentário