Governo libera cargos de segundo escalão para o União Brasil e MDB

77
Sessão remota no Congresso Nacional. (Foto Pablo Valadares /Câmara dos Deputados)

A oferta por cargos de segundo escalão para conseguir apoio em votações no Congresso e barrar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro ganhou força essa semana. O governo liberou cargos para parlamentares do União Brasil e MDB. No União Brasil, cinco deputados de Rondônia assinaram o requerimento de abertura de CPMI.

A lista beneficia o União Brasil, que terá diretorias dos Correios, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs).

O governo Lula planejava liberar os cargos apenas após deputados e senadores retirarem as assinaturas que permitem a instalação da CPMI dos atos golpistas, mas resolveu acelerar o “loteamento”.

Dos 59 deputados do União Brasil na Câmara, 28 subscreveram o requerimento pedindo a abertura da comissão. Cinco deputados de Rondônia assinaram o requerimento de abertura de CPI.

O governo destravará, a partir desta semana, cargos prometidos para o MDB, que terá uma diretoria do Banco do Nordeste (BNB), uma vice-presidência da Caixa e quatro secretarias do Ministério das Cidades. A pasta já é comandada pelo partido, que também controla Transportes e Planejamento.

Leia ainda:

Planalto oferece cargos para barrar CPMI;  5 deputados de Rondônia assinaram documento

Deixe seu comentário