Após errar no primeiro turno, Ipec aponta empate técnico na disputa ao governo de Rondônia

69
Pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta quarta-feira pela TV Rondônia

Após errar o resultado de intenção de voto ao governo de Rondônia na eleição de primeiro turno, o Instituto IPEC (ex-Ibope) divulgou nesta quarta-feira (19), no Jornal de Rondônia, resultado da sondagem ao governo do Estado e apontou empate técnico entre Marcos Rogério (PL) e Marcos Rocha (União Brasil). Segundo o resultado, os dois aparecem tecnicamente empatados com 45% das intenções de votos.

Resultado do IPEC no dia 29 de setembro apontava Marcos Rocha com 40% e Marcos Rogério com 25%

No dia 29 de setembro, última pesquisa do IPEC de intenção de voto antes da eleição de primeiro turno, o IPEC apontou Marcos Rocha com 40% e Marcos Rogério na segunda posição com 25%. O resultado nas urnas foi diferente dos números divulgados pelo instituto: Marcos Rocha teve 38,88% dos votos válidos e Marcos Rogério 37,05% uma diferença de 1,05%.

Diferente dos números do IPEC, Marcos Rogério teve 37,05%, contrariando os números do IPEC, que apontou o candidato com 25% dos votos válidos

Ainda no último dia 29 de setembro, o IPEC voltou a errar ao apontar Marcos Rocha no segundo turno com 50% e Marcos Rogério com 33%. Com os números divulgados nesta quarta-feira (19) e levando em consideração a pesquisa do dia 29 de setembro, Marcos Rocha perdeu a 5% e Marcos Rogério teve crescimento 12% nos últimos 17 dias, segundo o IPEC.

IPEC também errou na disputa ao Senado em Rondônia

O IPEC também errou disputa ao Senado na eleição de primeiro turno. O instituto apontava o empresário Jaime Bagatolli (PL) em quarto colocado. O resultado no dia 2 de outubro foi diferente. Jaime foi eleito senador com mais de 35,80% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou a candidata derrotada Mariana Carvalho com 32,15%.

IPEC apontou o candidato Jaime Bagattoli em 4º lugar com 7% dos votos; ao abrir as urnas ele foi o mais votado no dia 2

Na pesquisa divulgada nesta quarta-feira foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 17 e 19 de outubro em 26 municípios rondonienses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO‐08968/2022.

Fonte: Valor&MercadoRO

Deixe seu comentário