TJ de Rondônia é o mais demandado do Brasil, aponta estudo do CNJ

499

Da reportagem local – A demanda da população rondoniense pelos serviços da justiça e das concessões de assistência judiciária gratuita colocam o Tribunal de Justiça do Estado do Rondônia (TJRO) na posição de mais procurado do Brasil. A informação consta no relatório da Justiça em Números, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado nesta terça-feira (25). Os dados são relativos ao período de 2019 e foram coletados durante a gestão do ex-presidente do TJ, Walter Walberberg Silva Júnior.

De acordo com o relatório do CNJ, na Justiça Estadual, o tribunal mais demandado é o TJRO (17.454) e o menos demandado é o TJPA (2.963). Na Justiça trabalhista, os índices variam de 597 (TRT16) a 2.101 (TRT2). Na Justiça Federal, o único com demanda acima do patamar de 2.500 casos por cem mil habitantes é o TRF da 4ª Região, que abrange os estados da Região Sul do País.

Em média, a cada grupo de 100.000 habitantes, 12.211 ingressaram com uma ação judicial no ano de 2019. Nesse indicador, são considerados somente os processos de conhecimento e de execução de títulos extrajudiciais, excluindo, portanto, da base de cálculo as execuções judiciais iniciadas. O indicador de cada tribunal é apresentado na Figura 54.

O estado de Minas Gerais, apesar de figurar como tribunal de grande porte em todos os segmentos (TJMG, TRT3 e TRE-MG), é, dentre os de grande porte, o que apresenta a menor demanda por habitante.

Fonte: valoremercadoro.com.br

Deixe seu comentário
Publicidade