Rio Jamari: após 4 anos pagando travessia por balsa, moradores terão acesso gratuito

54
Ponte sobre o rio Jamari, na RO RO-459. Foto Mateus Andrade

Após 4 anos pagando um preço em média R$ 14,00 travessia por bolsa no rio Jamari, na RO-459, moradores da região do Vale do Jamari receberam uma notícia boa. A partir de agora o acesso será gratuito. O anúncio foi feito pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) durante audiência pública realizada na última quinta-feira (23.04) na Assembleia Legislativa. A conclusão da ponte foi bastante cobrada durante a eleição de 2022 e agora a previsão de entrega da obra é em dezembro.

A audiência pública foi iniciativa do deputado Alex Redano (Republicanos) e contou com a participação dos deputados Pedro Fernandes (PTB),  Rodrigo Camargo (Republicanos) e Lucas Torres ( ). Todos integram a região do Vale do Jamari. O encontrou reuniu ainda vereadores da região e representantes da empresa que estão construindo uma ponte no local.

O deputado Alex Redano (Republicanos) cobrou do diretor geral do DER Coronel Eder uma resposta imediata da empresa da empresa TROL (Técnica Rondônia Ltda). Além de Alto Paraíso, a ponte era utilizada por moradores dos municípios de Rio Crespo e Cujubim, cidades que integram a região do Vale do Jamari. Quem reside em Marco Azul e Rio Pardo também utilizam a travessia da balsa.

Redano disse  que a população espera desde 2019 quando a então ponte sobre o rio foi levada pela cheia daquela época. Em setembro d2 2021 foi assinada a ordem de serviço da nova ponte, que contará com mão dupla, terá uma extensão de 130 metros, com 8,8 metros de largura, construída em concreto e orçada em mais de R$ 8,5 milhões.

“Alto Paraíso atualmente com mais de 20 mil habitantes contribui significativamente com a economia do Estado. Em 2022 superou 90 mil toneladas de soja e 40 mil toneladas de milho e arroz”, lembrou.

Alto Paraíso em crescimento

O município de Alto Paraíso tem se destacando no agronegócio e a previsão é de crescimento de 20% em relação a 2022.  De acordo com dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON, em novembro de 2022, contava com mais de 407.000 (quatrocentos e sete mil) cabeças de gado cadastradas, conforme relatório anexo, bastante elevado se comparado a municípios de grande porte no Estado que recebem valores superiores no que tange ao Fundo de Participação de Municípios.

“Alto Paraíso atualmente com mais de 20 mil habitantes contribui significativamente com a economia do Estado. Em 2022 superou 90 mil toneladas de soja e 40 mil toneladas de milho e arroz”, lembrou.

O município de Alto Paraíso não oferta à população instituições de ensino superior e diariamente, dois ônibus levam os acadêmicos ao município de Ariquemes, onde estudam. Também há uma van que transporta menores para estudar no Instituto Federal – IFRO e todos enfrentam inúmeros transtornos, no período de seca e poeira, chegando sujos nas respectivas instituições de ensino, quando o tráfego é feito pelo B-40.

Fonte: Valor&MercadoRO e assessoria

Deixe seu comentário