Porto Velho está entre as capitais do Norte com maiores taxas de mortes violentas, diz estudo

41
Entre as capitais que apresentaram alta nos índices estão: Manaus (48,9%), Macapá (31,2%), Boa Vista (9,9%), Porto Velho (8,6%), Teresina (9,5%) e Salvador (3,4%)
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta terça-feira (28), mostraram que 21 das  27 capitais do país tiveram queda nas mortes violentas entre 2021 e 2020. O levantamento inclui homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes cometidas pela polícia.
Entre as capitais que apresentaram alta nos índices estão: Manaus (48,9%), Macapá (31,2%), Boa Vista (9,9%), Porto Velho (8,6%), Teresina (9,5%) e Salvador (3,4%). A região Norte tem quatro capitais que apresentaram maiores números de mortes violentas também teve aumento na violência em 2021 (9%).
Ex-governador Daniel Pereira defende segurança nas ruas
Na última terça-feira (21/06), o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade) disse em entrevista ao programa “A Hora do Povo”, na Rádio Rondônia FM de Porto Velho, que o governador Marcos Rocha (União Brasil), mantém mais de 400 policiais militares exercendo atividades administrativas no Centro Político Administrativo (CPA), local onde funciona o Palácio do Governo.
Os números de violência da região Norte podem ser explicados por alguns fatores como, a associação do narcotráfico com crimes ambientais, como grilagem, garimpo ilegal e desmatamento. Além disso, o levantamento também mostra que a falta de integração das autoridades estaduais e federais no combate aos crimes na Amazônia Legal e a disputa de territórios entre facções criminosas também contribuem para o aumento de violência nos estados do norte do país.
Fonte: Redação e O DIA
Deixe seu comentário
Publicidade