A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou novo balanço sobre as fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Estado.
Confira abaixo o último relatório sobre as ações de resgate nas localidades atingidas. Eles são divulgados diariamente às 9h, 12h, 18h:
Boletim das 9h de quinta-feira (2/5)
Municípios afetados: 134
Pessoas em abrigos: 3.079
Desalojados: 5.257
Afetados: 44.640
Feridos: 12
Desaparecidos: 21
- Candelária (8)
- Encantado (6)
- Passa Sete (1)
- Roca Sales (4)
- São Vendelino (2)
Óbitos: 13
- Encantado (1)
- Itaara (1)
- Pantano Grande (1)
- Paverama (2)
- Salvador do Sul (2)
- Santa Cruz do Sul (1)
- Santa Maria (3)
- São João do Polêsine (1)
- Segredo (1)
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
Barragens em situação de emergência
- UHE Castro Alves (Nova Roma do Sul)
- UHE Monte Claro (Bento Gonçalves)
- UHE 14 de Julho (Santa Tereza)
Pode atingir: Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Lajeado e Arroio do Meio - UHE Dona Francisca (Dona Francisca)
Pode atingir: Faxinal de Soturno, São João do Polêsine, Agudo, Paraíso do Sul, Restinga Seca, São Sepe, Formigueiro e Cachoeira do Sul - Complexo Toropi
Pode atingir: São Pedro do Sul, Mata e Toropi - Barragem de Putinga
Fonte: Valor&MercadoRO