MEC oferece curso gratuito de fluência em leitura pela plataforma virtual Avamec

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Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf) no âmbito do Programa Tempo de Aprender: Formação Continuada de Profissionais da Alfabetização, disponibiliza o curso fluência em leitura por meio do Avamec, um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem. As aulas são gratuitas, com carga horária de 30 horas, e direcionadas especialmente aos professores alfabetizadores e aos coordenadores pedagógicos, para que possam desenvolver as habilidades necessárias para formação dos estudantes.

Esse tipo de formação é importante já que a fluência de leitura é o elo que une a alfabetização com a compreensão do texto e é voltada para crianças matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental, em especial, aquelas do 1º e 2º ano.

O curso é autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, e está dividido em quatro módulos, sendo eles: a concepção de leitura e de fluência leitora; a avaliação de fluência na alfabetização; os perfis de leitores e as práticas leitoras; e como as escolas e as famílias contribuem para a formação de leitores fluentes.

Para ser aprovado e obter o certificado, é necessário realizar a leitura de cada módulo, resolver as atividades propostas e atingir, no mínimo, 75% de aproveitamento.

Ao final do curso, espera-se que o cursista adquira as habilidades necessárias para a apropriação e o uso dos resultados da avaliação da fluência em leitura, para serem utilizadas a favor dos seus próprios estudantes.

Módulos: 

Módulo 1 – Concepção de leitura e de fluência leitora

Discorre sobre a concepção de leitura que fundamenta o processo avaliativo das habilidades de leitura em todas as etapas de ensino, de forma a subsidiar as proposições de estratégias de leitura.

Módulo 2 – A avaliação de fluência na alfabetização

É destacado como os resultados da avaliação de fluência permitem a proposição de iniciativas mais adequadas para a plena alfabetização dos estudantes das escolas públicas.

Módulo 3 – Perfis de leitores e práticas leitoras

Aborda os diferentes perfis de leitores e as possíveis práticas de leitura para o desenvolvimento de leitores fluentes.

Módulo 4 – Escolas e família formando leitores fluentes

Apresenta-se outras reflexões acerca da importância da fluência na formação de leitores, do papel da escola na articulação com as famílias para a formação de leitores, além de sugestões de algumas práticas de leitura possíveis de serem desenvolvidas tanto no âmbito da escola quanto em contexto das famílias.

Todos os conteúdos do curso, incluindo textos, vídeos, questões e demais recursos de cada um dos módulos estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição – NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional, conforme a descrição contida em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR.

Para acessar o curso, clique aqui (https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/15348/informacoes).

Fonte:  Ministério da Educação

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