Duplicação da BR-364 e regularização fundiária estão entre as prioridades de Rondônia

78
Trecho crítico da BR-364, na região de Jaci Paraná, que foi afetado pela cheia histórica do rio Madeira, em Porto Velho. Foto J. Gomes

Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (27.01) em Brasília, os governadores apresentaram propostas de retomada econômica e grandes projetos regionais.

Em Rondônia, a duplicação da BR-364 e a regularização fundiária no Estado de Rondônia estão entre as prioridades de governo nas demandas apresentadas pelo governador Marcos Rocha (UB) ao governo federal. A conclusão da obra do hospital regional de Guajará-Mirim, na fronteira de Estado com a Bolívia, é outra prioridade do governo.

O plano de investimento de obras será conduzido pelo ministro da Casa Civil da Presidência, Rui Costa. Entre os dias 3 a 10 de fevereiro, os governadores deverão encaminhar seus projetos prioritários.

A diretriz, segundo o ministro, é retomar as mais de 10 mil obras paralisadas pelo país, nas áreas da educação, saúde e infraestrutura social (moradia e saneamento) e investir em projetos que possam ser executados nos próximos quatro anos, principalmente aqueles no âmbito da transição ecológica e que impactem no desenvolvimento local e regional. Ainda não há estimativa de valores, mas os recursos para isso deverão ser de fontes diversas, como de políticas de financiamento, parcerias público-privadas, concessões e até emendas parlamentares.

A partir de 13 de fevereiro, serão conduzidas reuniões bilaterais com cada governador, para fechamento das propostas, conduzidas pelo ministro Rui Costa com a participação do ministério interessado. A ideia é ter essa carteira de obras definida até o final do mês que vem.

Fonte: Redação Valor&MercadoRO e Agência Brasil

Deixe seu comentário