Governo sanciona lei que garante parcelamento do IPVA em até 5 vezes

68
Avenida 7 de Setembro, no centro comercial de Porto Velho

O governador de Rondônia Marcos Rocha (União Brasil) sancionou projeto de lei que garante o parcelamento de Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores – IPVA em até 5 vezes. A iniciativa é da Assembleia Legislativa e foi sancionada por Marcos Rocha e publicada na edição de quarta-feira (21/12) do Diário Oficial.

Veja o que diz a Lei 5.515, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2022

O GOVERNADOR DO ESTADO DE RONDÔNIA:
Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1°Os créditos tributários relativos ao Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores – IPVA,
vencidos e não vencidos, não inscritos em dívida ativa, poderão ser parcelados em até cinco parcelas, mensais, iguais e sucessivas.

Art. 2°VETADO.
Art. 3°O crédito tributário a ser parcelado será consolidado na data do pedido do parcelamento, com todos os acréscimos previsto na legislação, inclusive multa, juros e demais encargos, observando-se as seguintes condições:

I – o valor mínimo de cada parcela não poderá ser inferior a 1 (uma) Unidade Padrão Fiscal de Rondônia UPF/RO;
II – o crédito tributário objeto de parcelamento sujeitar-se-á, a partir do mês subsequente ao da sua formalização, a juros de mora, correspondente ao somatório da taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia – SELIC;
III – o pagamento da primeira parcela deverá ser realizado até o primeiro dia útil seguinte àquele em que o pedido de parcelamento for cadastrado;
IV – as demais parcelas deverão ser pagas até o último dia útil dos meses subsequentes;
V – para o pedido de parcelamento efetuado no último dia útil do mês, o vencimento da primeira parcela ocorrerá no mesmo dia; e
VI – a formalização do parcelamento deverá ser realizada no sítio da Secretaria de Estado de Finanças – SEFIN, no endereço eletrônico www.sefin.ro.gov.br, devendo o pedido ser subscrito pelo solicitante, devidamente identificado, efetuados individualmente por veículo automotor, mediante a indicação do respectivo Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM.
Parágrafo único. O parcelamento que trata esta Lei não enseja a restituição ou a compensação de importâncias já recolhidas.
Art. 4°Acarretará rescisão do parcelamento:
I – o inadimplemento de 3 (três) parcelas, consecutivas ou não, ou de valor equivalente a 3 (três) parcelas;
II – o inadimplemento de quaisquer das 2 (duas) últimas parcelas ou do saldo residual, por prazo superior a 60 (sessenta) dias.
Parágrafo único. A homologação do parcelamento ocorrerá mediante o pagamento da primeira parcela.
Art. 5°Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio do Governo do Estado de Rondônia, em 21 de dezembro de 2022, 135° da República.

MARCOS JOSÉ ROCHA DOS SANTOS
Governador

Deixe seu comentário