Aneel aprova minuta de edital para construção de linha de transmissão ligando Rondônia ao Acre

83
Prazo de entrega do novo linhão será de 60 meses, conforme minuta aprovada pela Aneel

Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL aprovou  a minuta do edital do Leilão nº 2/2022, para a construção de aproximadamente 71 quilômetros (km) de linhas de transmissão e 3.650 mega-volt-ampéres (MVA) em capacidade de transformação de subestações, além da manutenção do serviço de 1.123 km de linhas de transmissão e de 2.200 MW em subestações conversoras. O leilão está marcado para 16 de dezembro na sede da B3, em São Paulo.

Os seis lotes no edital possuem expectativa de investimento de R$ 3,27 bilhões, com a previsão de criação de 5.674 empregos diretos. Os empreendimentos, com prazo de conclusão de 42 a 60 meses, contemplarão os estados do Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.

Em Rondônia, segundo apurou o site valoremercadoro.com.br, a minuta do edital prevê a construção de 230 km de linha ligando Rondônia ao Acre. O prazo de entrega é de 60 meses e a obra visa o aumento da confiabilidade no atendimento ao estado do Acre.

Os lotes 5 e 6 apresentam particularidades por trazerem como objeto a revitalização e a manutenção de empreendimentos existentes para a ampliação da vida útil. No caso do lote 5, a revitalização dos sistemas de controle e de teleproteção das conversoras Garabi I e II, no Rio Grande do Sul, visa a garantir a continuidade da interligação internacional com a Argentina. O lote 6 se destina à implantação de novo serviço na Subestação Centro, em São Paulo, com troca do nível de tensão de 230 para 345 quilovolts (kV) em barramento isolado (GIS) e substituição das transformações.

Fonte: Redação Valor&MercadoRO e Aneel

Deixe seu comentário