88% dos brasileiros dizem que não devem viajar no Natal nem no Ano Novo

43

Pesquisa PoderData divulgada nesta 2ª feira (14.dez.2020) mostra que houve aumento de 13 pontos percentuais entre os brasileiros que não querem viajar para as festas de Natal e Ano Novo, em 2020. Em outubro, 75% falaram que pretendiam ficar na cidade em que moram. Agora, são 88%.

Outros 8% afirmaram que pretendem viajar e 4% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 7 a 9 de dezembro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 505 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

A pesquisa do PoderData também traz os recortes por sexo, idade, região, escolaridade e renda.

Os grupos que mais afirmaram ter pretensão de viajar são:

  • Os que moram na região Norte (20%);
  • Os que recebem de 2 a 5 e mais de 10 salários mínimos (ambos com 19%);
  • Os que estudaram até o ensino superior (17%).

Os grupos que mais disseram não pretender fazer viagens são:

  • As mulheres (93%);
  • Os que estudaram até o ensino fundamental (92%);
  • Os que têm de 25 a 44 anos, os que têm 60 anos ou mais, os moradores da região Sudeste e do Nordeste, e os que recebem até 2 salários mínimos (todos com 91%).
Deixe seu comentário