Veja como votou a bancada de Rondônia no projeto que aumenta número de deputados

40
Confúcio Moura, Marcos Rogério e Jaime Bagatolli. Foto: Agência Senado

Após as eleições de 2026, a Câmara dos Deputados terá 531 deputados federais, 18 a mais que os atuais 513. É o que determina projeto de lei complementar aprovado pelos senadores no Plenário, nesta quarta-feira (25.06.25), com 41 votos favoráveis e 33 contrários (PLP 177/2023).

Ele também estabelece que a criação e a manutenção dos novos mandatos não poderão aumentar as despesas totais da Câmara entre 2027 e 2030. O projeto volta agora para análise da Câmara, pois o Senado votou por retirar parte do texto que já havia sido aprovado pelos deputados.

A correção periódica do número de deputados em relação à população de cada estado e do Distrito Federal é um mandamento da Constituição. Ela não fixa número total máximo de deputados, mas determina que uma lei futura regule o assunto. A Constituição também estabelece que nenhuma unidade da federação pode ter menos de 8 representantes e que o estado mais populoso (São Paulo, atualmente) deve ter, no máximo, 70 cadeiras.

A bancada de Rondônia no Senado, composta pelos senadores Confúcio Moura (MDB), Jaime Bagatolli e Marcos Rogério, ambos do PL, votaram contra a proposta. Confirma a votação por estado.

Fonte: Agência Senado

Deixe seu comentário