Disputas estaduais estão tornando mais lento o entendimento entre o PP e o União Brasil para a formação da federação. Os principais locais de conflito são Paraíba, Pernambuco, Bahia e Acre. As informações são do jornal Valor Econômico.
Leia também: PP e União avançam em federação, e Republicanos descartam fusão
No desenho da divisão dos di- retórios estaduais, PP e União optaram por atender a lideranças nacionais de ambas as legendas. Com isso, nomes como ACM Neto (BA), Ronaldo Caiado (GO), Ciro Nogueira (PI), Davi Alcolumbre (AP) e Arthur Lira (AL) continuarão tendo influência sobre a federação em suas regiões.
O PP encabeçará a federação no Acre, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina.
Já o União ficará com Ceará, Goiás, Amazonas, Bahia, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte e Rondônia. As duas legendas compartilharão a gestão estadual no Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
União Brasil
O PP encabeçará a federação no Acre, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina. Já o União ficará com Ceará, Goiás, Amazonas, Bahia, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte e Rondônia.

Em Rondônia, o PP é presidido pela deputada federal Silvia Cristina, pré-candidata ao Senado nas eleições de 2026. Já o União Brasil é conduzido atualmente pelo ex-secretário chefe da Casa Civil do Estado, Júnior Gonçalves.