O União Brasil, partido liderado em Rondônia pelo governador Marcos Rocha, lidera o maior número de candidaturas a prefeito nas eleições deste domingo. A legenda lançou 33 candidaturas, segundo registros contabilizados no banco de dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) e com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O PL, presidido pelo senador Marcos Rogério, lançou 32 candidaturas a prefeito.

Presidido no Estado pelo deputado federal Lúcio Mosquini, o MDB lançou 15 candidaturas a prefeito.
Em Porto Velho, maior colégio eleitoral de Rondônia, o União Brasil lançou a candidatura da ex-deputada federal Mariana Carvalho e lidera a aliança formada pelo Republicanos, PP, DC, PRTB, PRD, PL, Agir, PSD, Avante e federação Federação PSDB Cidadania.
Na cidade de Ji-Paraná, segunda maior município do Estado, o União Brasil trabalha a reeleição do prefeito Isau Fonseca. O partido está coligado com PP, MDB e PDT, este último presido no Estado pelo ex-senador Acir Gurgacz.
MDB tem o maior número de candidatos no Brasil
As 14.847 candidaturas com deferimento ou que ainda aguardam julgamento são pertencentes a 29 partidos políticos diferentes. Os seis partidos políticos com maior
representatividade englobam 61% das candidaturas: MDB com 12%, PSD com 11%, PP e PL com 10% cada, PT com 9% e União com 8%. Veja a relação por partido:
Leia ainda: União Brasil disputa prefeituras nos maiores colégios eleitorais do Estado
Fonte: Redação Valor&MercadoRO