Os deputados federais Lúcio Mosquini (MDB) e José Clemente, o popular Lebrão (União Brasil) foram os últimos parlamentares da bancada federal de Rondônia na Câmara Federal a assinar requerimento de urgência para tramitação da PL que concede anistia aos envolvidos no ato 8 de janeiro de 2022.
Nesta quinta-feira (10.03), o PL recebeu as assinaturas necessárias (257) para tramitação de urgência. O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que mais de 257 assinaturas foram coletadas
Agora o requerimento deve ser apresentado ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a quem caberá a decisão de pautar ou não a urgência.
Caso seja pautado e aprovado, o PL da Anistia terá sua tramitação abreviada e entrará na lista de prioridades da Câmara. A proposta busca beneficiar quem participou dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.
O ponto principal do PL é conceder o perdão para as pessoas que praticaram crimes políticos ou eleitorais. Na prática, o texto não beneficia Bolsonaro, que está inelegível até 2030, mas a intenção é que o perdão se estenda ao ex-presidente.
Fonte: Redação Valor&MercadoRO com informações da Revista Istoé
.