O Tribunal do Júri em Rondônia acumula 1.932 processos pendentes de julgamento, aponta o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base no levantamento no levantamento até março de 2025. Eis a íntegra do Mapa Nacional do Júri divulgado pelo CNJ.
Leia também: Justiça de Rondônia recebeu mais de 400 pedidos de medidas protetivas contra a mulher
Dos 297 julgamentos, foram contabilizados 49 condenações e 15 foram absolvidos. 69 novas ações ingressaram no sistema do TJRO até o último levantamento feito pelo CNJ.
Segundo apurou o site, homicídio qualificado possui o maior volume de processos pendentes. São 1272 casos. Processos envolvendo homicídio simples somam 513. Crimes tentados somam 323 e feminicídios 112.
Casa da Mulher Brasileira em Rondônia
No ano passado, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raduan Miguel Filho, assinou o Acordo de Cooperação Técnica com diversas instituições para viabilizar a construção da Casa da Mulher Brasileira, um local que oferece atendimento humanizado e serviços às mulheres vítimas.
O termo conta com a adesão do município de Porto Velho, do Governo do Estado, além de Ministério Público Estadual e Defensoria Pública do Estado. Foi assinado pela ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.
Texto: Marcelo Freire
Fonte: Redação Valor&MercadoRO