O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) comunicou à Câmara Federal que realizou nesta segunda-feira (09.06.25), a retotalização dos votos e o deputado federal Rafael Bento, o popular “Rafael o Fera” (Podemos) é o dono da vaga com 24.286 votos. Ele entra no lugar de José Clemente (União Brasil). A decisão será comunicada ainda hoje a ministra Carmen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O resultado da retotalização será publicado nesta terça-feira (10.06.25) na edição do Diário Oficial do TRE e será submetido à sessão da Justiça Eleitoral rondoniense. A Justiça Eleitoral também deve comunicar ainda hoje a Câmara Federal.
Em entrevista ao site, o presidente do TRE-RO, Daniel Lagos, informou ainda que o Procuradoria Eleitoral ainda poderá se manifestar, mas que a retotalização é uma medida que já está consolidada e atende uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional uma nova regra eleitoral que definiu que na eleição seguinte não poderia ser aplicada. Partidos políticos recorreram por entender que ela tinha sido aplicada em 2022.
Na eleição de 2022, parlamentares que não teriam sido eleitos pela regra estabelecida, acabaram sendo eleitos pela mesma regra que teria sido julgada inconstitucional. O STF deu ganho de causa aos partidos que recorreram.
Ainda não tem uma data definida para o ato de diplomação do deputado federal Rafael.
A retotalização dos votos também ocorreu nesta segunda-feira em Roraima, local onde ocorreu quatro mudanças:
- André Abdon (PP) – média de 39.086 – 11.380 votos;
- Aline Gurgel (Republicanos) – média de 38.346 – 13.633 votos;
- Marcivânia Flexa (FE Brasil) – média de 36.416 – 13.245 votos;
- Paulo Lemos (Federação PSOL–REDE) – média de 36.225 – 9.240 votos.
Serviço:
ADI nº 7228
Fonte: Redação Valor&MercadoRO
Texto: Marcelo Freire