Trabalho em Home Office, será que é produtivo?

7

Priscylla Souza

Situações como esta a qual estamos vivenciando, nos remete a mudanças de hábitos, digo isso, pensando na situação atual mundialmente falando à doença (coronavírus) que ainda nos atormenta e muito.

Muitos tiverem que se reorganizar, por questões de segurança à saúde, diversas empresas e profissionais tiveram que trabalhar em regime de home office para se adequar a essas situações e manter suas atividades.

Nesse sentido, trago um singelo texto de como nos organizar para trabalhar em casa, seja por um curto período, seja por decorrência de situação financeira em que a melhor escolha foi ou é reduzir gastos de um escritório, como por exemplo, aluguel, água luz, energia, dentre outras funcionalidades de suma importância e relevância; seja em decorrência de infortúnio e/ou simplesmente por escolha. Escolha que por opção, a torna muito prazerosa.

O que poderia ser atribuído somente em situações excepcionais, o home office ganha cada vez mais força em nossa sociedade.

Antes de falar sobre como organizar as demandas para aumentar a produtividade, aproveitar seu tempo e construir uma rotina de trabalho prazerosa e recompensadora, inicialmente vamos falar sobre o home office.

Home office, você sabe o que significa?

Home Office é um termo inglês, usado para descrever o trabalho realizado em casa, não que seja necessariamente exercido somente em casa, pode também remeter esse termo ao trabalho executado em qualquer local, ou seja, no sentindo mais amplo da expressão, significa trabalhar de forma remota.

Quem trabalha em home office, exerce atividades profissionais de maneira parcial ou integral.

  • Existem 3 formatos de trabalho em home office, vejamos abaixo:
  1. Teletrabalho: são tarefas realizadas por funcionários contratados por uma organização;
  2. Empresário home based: é quem abre uma empresa com sede física na sua própria residência;
  3. Freelancer ou autônomo: são profissionais liberais que executam tarefas em casa e/ou em lugares em que acharem pertinentes.📝 VANTAGENS:
    • Mais qualidade de vida do trabalhador;
    • Melhor equilíbrio entre vida pessoal e carreira;
    • Maior flexibilidade;
    • Redução de desgaste físico e mental;
    • Redução de estresse;
    • Aumento de produtividade, já que o profissional pode executar suas atividades no horário em que achar adequado;

    📝 DESVANTAGENS:

    • Falta de suporte imediato;
    • Sensação de isolamento;
    • Distrações;
    • Falta de horários fixos de suas refeições;
    • Dificuldade para estabelecer uma rotina de trabalho.

    É nesse compasso que o artigo, tem por finalidade auxiliá-lo o organizar sua rotina de trabalho, bem como reorganizar suas atividades dentro de seu tempo, para dessa forma ser uma trabalho produtivo que resulte em demandas entregues dentro do prazo, acarretando dessa forma aumento de atividades, não somente acréscimo de quantidade, mas sim, de resultados entregues com qualidade.

    • Abaixo confira 3 maneiras de como podemos nos organizar para ter uma ótima produtividade trabalhando em home office:

    1 – AMBIENTE

    Durante uma rotina em que precisa se deslocar até o ambiente de trabalho, no escritório por exemplo, que fica distante de sua casa e que precise se locomover talvez por horas; ao chegar você tem sua mesa, seus equipamentos (computador, agenda, bloco de notas, telefone, etc.).

    Esse ritual é essencial para realizar a transição da vida particular para a vida profissional, de modo que se prepare para suas tarefas profissionais.

    Portanto, é essencial que você também crie um ritual trabalhando em casa, ou seja, crie a sua própria rotina.

    Tem algo mais revigorante e prazeroso, criamos a nossa própria rotina?

    Se você decidir trabalhar na cama ou em qualquer ambiente da casa, você não irá criar uma rotina e, provavelmente, irá se distrair com diversas outras tarefas.

    Então, escolha um lugar fixo para trabalhar, preferencialmente silencioso, bem iluminado e arejado.

    Se possível, mantenha a porta fechada para evitar interrupções.

    Por mais que as pessoas (familiares ou amigos) possam entender que o momento é de trabalho, normalmente estão em contato com você durante o dia, então será tentador conversar sobre assuntos cotidianos.

    Além das distrações trazidas por outras pessoas, você também pode se auto distrair, então evite ter por pertos itens que chamem sua atenção.

    Nunca trabalhou com uma televisão ligada ao fundo?

    home office não é o momento para começar, pode até aparecer agradável, mas será mais uma armadilha para sua distração e perda de foco.

    Lembre-se, esse local é o seu ambiente de trabalho, então evite manter por perto objetos que possam te distrair.

    2 – ORGANIZAÇÃO

    Organização gera produção! Com toda certeza, quando nos organizamos fica mais fácil até para definirmos nossas metas, bem como quais objetivos traçar.

    Que possamos nos manter organizados, para dessa forma tudo fluir de maneira clara e objetiva.

    Organização é a maneira que se adequa para atingir resultados pretendidos

    Organização no trabalho e em como trabalhar, é basicamente a forma como nos inter-relacionamos com nossos afazeres e na disposição e distribuição dos diversas atividades a serem executadas, tendo em vista, que muita delas tem prazo, ou seja, trazendo para o meio jurídico toda certeza, sabemos muito bem disso.

    Para que tudo flui dentro dos conformes, precisamos “gastar” tempo para traçar uma linha de raciocínio, veja bem, precisamos parar, pensar e fazer anotações seja em uma agenda, planilha, relatório, até mesmo no celular, da forma que melhor no encaixamos. Caso contrário, não iremos saber o que é prioridade ou não.

    3 – PRIORIDADE

    Definir o que é prioridade e o que não é, de fato, é algo muito difícil, pois se tratando de entrega de demandas listamos como tudo é urgência, mas vamos adentrar melhor a respeito.

    O objetivo de entender que a urgência é questão de prioridade, é ter plena convicção qual é o foco central, ou seja, o que vai de fato delimitar seu prazo, bem como sua total atenção para a execução de determinada tarefa designada.

    Dito isso, o conceito geral da frase é: o que será feito em primeiro lugar?

    Bom… Para responder esse questionamento digo que, refere-se ao impacto, ou seja, ao tamanho do risco envolvido em não priorizar tal tarefa designada.

    Se a urgência chama por prioridade devido ao tempo limite que ele impõe, a importância chama por prioridade pelo impacto de que a urgência é questão de prioridade.

    ___________________________________

    • De forma sucinta e objetiva, o artigo tentou salientar 3 maneiras funcionais para mantermos o foco no trabalho em home office, gostaria de deixar 2 dicas, confira abaixo:

    📍 DICA Nº 1

    Tire um tempo para descansar

    Tão importante quanto a concentração no trabalho, gerando assim ótima produtividade ; o tempo de descanso é fundamental para manter sua produtividade e se desligar do trabalho.

    Diversas técnicas de concentração orientam tirar alguns minutos de relaxamento após longos períodos de foco. Por exemplo, após cada hora trabalhada, tire 5 minutos para esvaziar seus pensamentos. Esses minutos de relaxamento são fundamentais para “oxigenar” o cérebro e diminuir a estafa mental.

    Acredite a fadiga pode ser sinônimo de trabalho em excesso, mas sim de trabalho de forma cansativa e não prazerosa. Deixe o trabalho em home office ser com alta produtividade, para gerar um rendimento positivo e tornar um trabalho prazeroso em todos os aspectos.

    📍 DICA Nº 2

    Se estiver cansado, reorganize as tarefas

    Essa é uma dica válida para quando existirem muitas tarefas para serem realizadas e você não sabe por onde começar.

    Quando estiver cansado, nesse dias, uma boa dica é focar nas tarefas mais simples, que exijam menos esforço e, normalmente, são deixadas para depois.

    É uma ótima oportunidade para organizar sua caixa de e-mails, atualizar os contatos de seu telefone ou excluir documentos antigos.

    Começar pelas mais complexas que demandam muito tempo para serem feitas, provavelmente causará ansiedade, pois o tempo vai passando e as tarefas não irão diminuir. Então, caso se encontre nessa situação e nenhuma das atividades possua um prazo mais urgente que as demais, comece pelas mais simples e fáceis de serem solucionadas.

    À medida que a lista de tarefas diminui, a sensação de dever cumprido aumenta e fica mais fácil continuar com o que deve ser feito.

     Conclusão🔹

    Que possamos sempre saber qual a importância que daremos a determinado trabalho. Na área jurídica há prazo para tudo, não é mesmo? Que saibamos como nos organizar para sempre honrar com os prazos, bem como executar as tarefas da melhor forma, com qualidade!

    Criar uma rotina não é tarefa fácil, ainda mais quando acontece uma mudança de hábitos.

    No primeiro momento, a ruptura pode ser drástica, pois já existia uma rotina de trabalho diária e agora será preciso criar uma nova.

    Por isso é tão importante preparar um ambiente exclusivo para o trabalho e evitar distrações. Inclusive, apesar de trabalhar remotamente ou presencialmente, ter uma rotina ajuda a maximizar a sua produtividade. É de suma importância a organização, em todos os sentidos, a questão do horário, de tarefas, de funcionalidades, de prazos e com toda certeza saber quais são as prioridades e delimitar o prazo a ser entregue.

 

Deixe seu comentário
Publicidade