STF bloqueia R$20 milhões contra corrupção no STJ

13
Dinheiro apreendido pela PF na 5a fase da Operação Sisamnes contra corrupção no STJ (Foto: Reprodução/PF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o sequestro de bens e valores no montante aproximado de R$ 20 milhões, ao autorizar a 5ª fase da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (13). A nova etapa aprofunda a investigação contra operadores de supostas propinas pagas para comprar decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No novo cerco a crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, mercado de câmbio clandestino, evasão de divisas e organização criminosa, a PF mira uma rede financeira-empresarial criada para romper a vinculação direta entre o agente corruptor e o servidor público corrompido no comércio ilegal das sentenças.

A operação cumpre 11 mandados busca e apreensão, em Cuiabá, Primavera do Leste, Várzea Grande (em Mato Grosso), e nas cidades paulistas de Barueri e São Paulo.

Além dos operadores financeiros, estão entre os alvos da 5ª fase da Sisamnes: “laranjas”, casas de câmbio, empresas e empresários que atuaram na ocultação e a dissimulação das propinas. Todos os investigados foram proibidos pelo STF de saírem do país, e tiveram apreendidos seus passaportes.

Fonte: Diário do Poder

Deixe seu comentário