Senai de Rondônia auxilia indústrias a garantir eficiência energética

Uma das ações oportunizadas gratuitamente às indústrias é verificar se é possível reduzir o consumo da fatura de energia elétrica.

12

Porto Velho, Rondônia – Uma economia sustentável só é possível com empresas mais eficientes. Pensando nisso o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) investe neste nicho e disponibiliza soluções para o uso consciente dos recursos energéticos, no intuito de produzir mais, gastando menos, que é o grande desafio da indústria e um dos campos onde mais se busca eficiência.

As unidades do SENAI disponibilizam Serviços em Tecnologia e Inovação (STI), por meio de consultoria especializada para promover o aumento de produtividade, otimização dos recursos, eliminação de despesas e redução de custos, resultando, consequentemente em ganhos e lucros expressivos.

Conforme o coordenador de STI do SENAI, José Rafael Lopes, em um mercado cada vez mais competitivo, a busca pela produtividade se torna obrigatória. “Investir em eficiência energética e na produção enxuta é uma forma de sair na frente, pois você elimina desperdícios, economiza recursos e aumenta a capacidade produtiva”, afirmou.

A consultoria oferece várias modalidades. Entre eles destaca-se a eficiência energética, que pauta o uso consciente e eficiente de energia elétrica. Uma das ações oportunizadas gratuitamente às indústrias é verificar se é possível reduzir o consumo da fatura de energia elétrica. Havendo potencial de redução, a empresa poderá demandar do SENAI tais serviços de forma remota para proceder nas ações de economizar/racionalizar.

Outro tema emergente para as empresas é a implantação de geração fotovoltáica (energia solar). Segundo o profissional do SENAI de Vilhena Gutemberg Torquato, “dentro dessa realidade, é válido salientar que o investimento em geração de energia solar, está cada vez mais acessível, principalmente com o incentivo fiscal do governo e com financiamentos exclusivos para esse tipo de implantação”, ponderou.

Em se tratando de geração fotovoltáica, o SENAI Vilhena hoje dispõe de competência para assessorar desde o estudo de viabilidade técnica, consultoria técnica na elaboração e desenvolvimento do projeto, intermediação com fornecedores e agente financeiro, acompanhamento da instalação, até a conferência da implantação final.

Fonte: Fiero

Deixe seu comentário
Publicidade