Durante a sessão especial da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizada nesta sexta-feira (30.05.25) dentro da programação do Rondônia Rural Show, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacaram a força do agronegócio no Estado de Rondônia.
Bocalom, que participou da sessão representando os prefeitos de todo o Brasil no debate, também discursou. Ele relembrou a transformação econômica vivida na região Norte, citando que, no passado, o Acre abastecia Rondônia, mas que hoje a realidade se inverteu.
“Rondônia nos abastece hoje, mas seguimos trabalhando para que o Acre volte a produzir não apenas para o abastecimento interno, mas também para exportar. O nosso estado tem potencial e gente trabalhadora. Precisamos continuar apostando na produção, na geração de emprego e na transformação econômica através do agronegócio”, destacou Tião Bocalom.
Disneylândia de bandido
O governador Ronaldo Caiado destacou também a importância do evento para a economia. “É muito difícil investir no setor rural se não tiver segurança pública. Goiás é uma verdadeira disneylandia de bandido. Val Paraiso tinha 11 mil caminhonetes roubadas por ano. As pessoas tinha medo de dormir na propriedade rural em função da criminalidade. Muitas pagavam pedágio para continuar na sua atividade comercial.
Na minha posse, disse que bandido não iria ocupar um pedaço de terra em meu estado. “Formei 1 mil homens na área de inteligência. Aparelhei a criei a Patrulha Rural, com tecnologia maior e fazendo o georeferenciamento das áreas rurais. Investimos em internet de qualidade em todas as propriedades rurais para termos acesso das informações das propriedade. Através de um painel é possível visualizar onde a propriedade está sendo invadida”, disse.
O evento, que faz parte da Rondônia Rural Show, maior feira de agronegócio da região Norte, reuniu autoridades, produtores e lideranças do setor, consolidando-se como um espaço fundamental para debater os desafios e as oportunidades para quem vive da produção rural no Brasil.
Assista a palestra de Ronaldo Ciado na íntegra:
Fonte: Valor&MercadoRO