Rondônia registra a quarta maior taxa de mortes por acidentes com motos no Brasil, aponta Atlas da Violência

25
O anuário registrou 34,9 mil acidentes de trânsito envolvendo morte em 2023. Foto Divulgação

Porto Velho (Da reportagem local). Rondônia tem a quarta maior taxa de mortes por acidentes com motocicletas no Brasil, segundo o Atlas da Violência, divulgado nesta segunda-feira (12.05.25) no Rio de Janeiro. O estudo, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revela que o estado registra 12,6 óbitos por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Piauí (21), Tocantins (16,9) e Mato Grosso (14,7). Maranhão e Sergipe, ambos com 11,2, completam a lista dos estados com as maiores taxas. Eis a íntegra do Atlas da Violência.

Pela primeira vez, o Atlas da Violência incluiu dados sobre violência no trânsito, destacando a gravidade dos acidentes com motos no país. Coordenado pelo pesquisador Daniel Cerqueira, do Ipea, e pela diretora executiva do FBSP, Samira Bueno, o estudo utiliza dados de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela contagem populacional, e os sistemas de Informações sobre Mortalidade (SIM) e de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

O levantamento reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à segurança no trânsito, especialmente em regiões onde o uso de motocicletas é amplamente disseminado. O Atlas da Violência é uma iniciativa do Ipea, vinculado ao governo federal, e do FBSP, uma organização sem fins lucrativos dedicada à análise de segurança pública no Brasil.

Fonte: Redação Valor&MercadoRO

Texto: Marcelo Freire

Deixe seu comentário