Rondônia lidera no ranking do Índice de Transparência da Covid-19

32

Da reportagem local – O Estado de Rondônia é o primeiro do ranking no Índice de Transparência da Covid-19. O ranqueamento vale até dia 17. Além de Rondônia, segundo apurou o site valoremercadoro.com.br, encabeçam a lista da primeira posição os estados Goiás e Minas Gerais, Rio Grande do Norte. Boletim divulgado em abril, apontava o Rondônia na última posição.

O ranking é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.

“Para superarmos este momento tão desafiador para gestores públicos e população, acreditamos que nenhuma ferramenta é mais poderosa que a colaboração, e a informação é parte fundamental desse processo”, diz Open Knowledge, da OKBR.

A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. Ela desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

Operação Federal

Na semana passada, uma operação da Polícia Federal prendeu dois empresários em Porto Velho. Segundo a PF, a operação visou “desarticular esquemas de fraudes na aquisição emergencial de materiais e insumos médico-hospitalares para atendimento das demandas das unidades de saúde estaduais”.

Nas investigações teriam sido identificados indícios de atestados falsos de capacidade técnica e irregularidades na relação de empresários com funcionários da Secretaria de Saúde estadual. A CGU também identificou um pagamento adiantado de R$ 3 milhões a uma empresa sem que ela oferecesse garantias mínimas de cumprimento na entrega de produtos.

 

Deixe seu comentário
Publicidade