Rondônia e mais quatro estados são classificados como ótimo em transparência

149
Rondônia está na quarta posição em transparência pública . Foto Divulgação

Rondônia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Goiás ganharam classificação “ótimo” em transparência sobre o uso de emendas parlamentares, segundo a ONG Transparência Internacional Brasil.

No total, 27 governos foram avaliados os portais de obras, contratos, serviços públicos, redes sociais, plataformas de mensagens, portal oficial do governo, portal transparência, canais para pedidos de acesso à informação e denúncias, portal dados abertos, compras e licitações.

De acordo com os dados, o índice também mostra que só 1 a cada 3 governadores divulga diariamente suas agendas. Das 27 Unidades da Federação, só 7 publicam antecipadamente os compromissos diários dos chefes do Executivo estaduais: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

Só Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Rondônia permitem o acompanhamento de obras públicas com imagens e informações sobre responsáveis, valores, contratos, duração e localização.

A Transparência Internacional Brasil, segundo apurou o site valoremercadoro.com.br, é uma organização independente, sem fins lucrativos que depende do apoio da sociedade para manter atividades de monitoramento do poder público e busca por transparência.

Fonte: redação valoremercadoro.com.br

 

Deixe seu comentário