Rondônia completa 39 anos de instalação com novas projeções

9

MARCELO FREIRE

O estado de Rondônia completa nesta segunda-feira o aniversário de 39 anos de instalação do Estado com as projeções do novo crescimento econômico e a geração de novos postos de trabalho. A equipe do Ministério da Fazenda deve fechar na próxima semana o valor de recursos empenhados para investimentos em vários municípios. Há perspectiva de  um novo recorde de recursos a ser liberado para o Estado, graças a atuação da bancada federal.
O leitor pode estar perguntando se o valor do dinheiro a ser empenhado este ano tem alguma conexão pelo fato do presidente Jair Bolsonaro ser do mesmo partido do governador Marcos Rocha, o  PSL. Na realidade, o governo investe pesado todas as apostas para garantir, no próximo mês, apoio político necessário para aprovar as medidas necesárias para garantir o Brasil nos trilhos.
O importante é que Rondônia, graças ao equilíbrio financeiro, conseguiu um bom desempenho na gestão de ex-governadores, que fizeram o dever de casa. É claro que muito ainda precisa ser feito, principalmente no setor de saúde, mas o Estado conseguiu vencer importante desafio ao longo dos últimos anos. As unidades de saúde estão sobrecarregadas, mas o governo conseguiu melhorar a estrutura de atendimento e contratar novos profissionais para substituir os que foram contaminados pelo Covid-19.
Não se pode esquecer do ex-governador Jorge Teixeira, o primeiro a conduzir o destino do Estado. Ele recebeu a poderosa missão de  fazer do Território o novo Estado do Brasil, incumbência que ele cumpriu em 22 de dezembro de 1981 quando foi criado por lei o Estado e que foi festejado em 4 de janeiro de 1982 com a instalação.
Teixeirão, como era conhecido, chegou a percorrer lugares isolados do Estado para levar cesta básica e brinquedos para crianças.
Hoje, Rondônia está no topo dos Estados que mais de desenvolveram nos últimos anos, com destaque para o crescimento do agronegócio e avanço das exportações. Rondônia, graças ao trabalho de cada um dos governadores, conseguiu avançar e hoje é o Estado com as contas equilibradas, pagamento de servidores em dia e bem organizado. Parabéns Rondônia e que venham novas conquistas em 2021!
O autor é jornalista
Deixe seu comentário
Publicidade