Rondônia ainda não ultrapassou a marca de 90% da população com primeira dose da vacina

18

O estado de Rondônia ainda não conseguiu ultrapassar a marca de 90% da população com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Com o avanço na imunização dos brasileiros contra a doença, nove estados brasileiros já ultrapassaram essa marca. Entre as unidades federativas que mais aplicaram a primeira dose do imunizante estão os estados de Santa Catarina, Roraima e São Paulo.

Segundo o Tribunal de Constas do Estado, 60.842 pessoas ainda não tomaram a 1ª dose da vacina, no Município de Porto Velho. “Mais grave, 98.543 deixaram de tomar a 2ª dose; e, portanto, não completaram o ciclo da imunização”, diz o relatório do TCE.

Nessa semana, a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 do Brasil ultrapassou a marca de 90% da população-alvo com a primeira dose da vacina.

Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul também estão na lista de estados com cobertura vacinal acima dos 90% em relação à primeira dose. Segundo o secretário Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, a marca é resultado de uma política acertada do Governo Federal em adquirir, logo no início, mais de 550 milhões de doses de vacina Covid-19. Dessas, mais de 378 milhões já foram distribuídas e 314 milhões foram aplicadas.

“Nós temos um Programa Nacional de Imunizações, o PNI, que é forte e realiza hoje uma das maiores campanhas de vacinação da história do Brasil. Se juntarmos os outros agentes imunizantes do Calendário de Vacinação brasileiro, ao todo, são quase 1 bilhão de doses de vacina. Isso só demonstra que o nosso Sistema Único de Saúde é forte, que foi capaz de implementar e colocar em prática uma campanha de vacinação tão importante e significativa”, contou Cruz.

Deixe seu comentário
Publicidade