Rompimento de barragem interdita totalmente a BR-319 no Amazonas

6
Ponte localizada na BR-319, que liga Rondônia ao Amazonas, desabou em 2022
Ponte localizada na BR-319, que liga Rondônia ao Amazonas, desabou em 2022

A BR-319 está totalmente interditada no km 24 desde domingo (1º), após o rompimento de uma barragem que dá acesso às balsas no trecho do Rio Curuçá, em Careiro da Várzea, interior do Amazonas.

O problema começou ainda na sexta-feira (31), por volta das 17h, e mais de 40 horas depois, o tráfego segue bloqueado, sem solução definitiva. A força das águas do Rio Tupana agravou a situação ao arrastar as pedras que sustentavam a estrutura.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), equipes foram enviadas ao local no domingo para tentar liberar a via, mas os trabalhos seguem sem previsão concreta de conclusão.

A região já vinha enfrentando dificuldades por conta da cheia dos rios e da paralisação das obras na ponte sobre o Rio Curuçá. A estrutura antiga desabou em setembro de 2022, deixando cinco mortos e mais de dez feridos.

A construção da nova ponte foi retomada em dezembro de 2024, e outra ponte na BR-319 — sobre o Rio Autaz Mirim — também está sendo reconstruída, com conclusão prevista para novembro deste ano.

Fonte: Ac24horas

Deixe seu comentário