Reduziu 6,2%: mais de 15 mil acidentes foram registrados em 2024 em Rondônia

O estudo investiga variáveis socioeconômicas relacionadas às taxas de mortalidades por sinistros de trânsito no Brasil.

12
Para foi o campeão de mortes no trânsito em 2023; Rondônia aparece na terceira posição. Foto: IPEA

Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) apontam uma queda do número de acidentes de trânsito no Estado de Rondônia. O número de sinistros em 2024 somou 15.771, uma redução de 6,2% em relação ao período de ano passado – em 2023 (16.808). O mês de outubro, segundo o Detran, foi o período onde houve o maior número de registro:  1.592. Confira o relatório do Detran.

Leia ainda: Rondônia tem a quarta maior taxa de mortalidade no trânsito para 100 mil habitantes

Um estudo divulgado este mês pelo Instituto de Pesquisa Política Aplica(Ipea) revela que que, para cada acréscimo de um policial por mil habitantes, há uma redução média de 3,4 mortes por 100 mil habitantes anualmente. O estudo investiga variáveis socioeconômicas relacionadas às taxas de mortalidades por sinistros de trânsito no Brasil.

Conforme dados do Ministério da Saúde, morreram por ano no Brasil uma média de 40 mil
pessoas vítimas de sinistros por transporte terrestre (STT) na última década (2010 a 2019), e mais de 300 mil pessoas sofreram lesões graves anualmente.

Conforme o estudo do Ipea, quanto aos atropelamentos e às mortes por motocicletas, também se observam altas ocorrências em todo o território nacional, sendo que as taxas de mortalidade de motocicletas apresentam certa concentração no Norte e no Nordeste. No caso de automóveis, o padrão é que as maiores taxas se concentrem no Sudeste e Centro-Oeste para baixo.

Mortes

Dados divulgados pelo DataSUS, do Ministério da Saúde, apontam que 1.537 pessoas perderam a vida em Rondônia vítimas de acidentes de trânsito. Na Região Norte, o Pará e líder de óbitos: 6.178. Em segundo lugar está o Amazonas (3.112). Tocantis foi o quarto estado do Norte do Brasil onde foi registrado pelo Datasus 1.506 mortes. Eis a integra do DataSUS.

Fonte: Redação Valor&MercadoRO

Deixe seu comentário