Ponta do Abunã: Energisa conecta quatro distritos de Porto Velho ao SIN

22
A autorização é para conexão ao SIN das localidades de Campo Novo, Costa Marques, Cujubim, Buritis, Machadinho D’Oeste, Paracaranã, São Francisco, Vale do Anari, União Bandeirantes, Nova Califórnia, Vila Extrema e Vista Alegre

Com investimento de R$ 170 milhões, as quatro novas subestações construídas pela Energisa nos distritos de Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia, em Rondônia, entraram em operação na última quinta-feira, 30 de março. O projeto conecta a Ponta do Abunã à energia limpa e de qualidade fornecida pelo ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o mesmo que abastece milhões de brasileiros e permitiu substituir três termoelétricas a óleo diesel.

Segundo a empresa, as unidades juntas têm capacidade de 25 MVA, o equivalente ao consumo mensal de 100 mil casas populares. A energização das subestações também é um marco importante no projeto de descarbonização, pois significa que 92% estão concluídos. Rondônia é líder da iniciativa que vai evitar a emissão de 293 mil toneladas de CO2 por ano por meio do desligamento de 13 térmicas que utilizam combustível poluente para geração de energia.

No total, o Grupo Energisa pretende desativar 19 térmicas até 2025 e faz parte do conceito de Energia 4D (digitalização, descentralização, diversificação e descarbonização) de estratégia de atuação.

Fonte: Canal Energia

Deixe seu comentário
Publicidade