Passageiros com variante do coronavírus no Japão saíram de voo do Amazonas

9
Covid-19: Fiocruz amplia capacidade nacional de testagem

Manaus/AM – Os quatro passageiros que foram diagnosticados no Japão com a variante do coronavírus passaram pelo Amazonas, informou o governo japonês neste domingo (10).

As autoridades japonesas afirmam que os viajantes, que chegaram no aeroporto  Haneda de Tóquio em 2 de janeiro, estiveram na Amazônia, mas não deram detalhes sobre qual cidade especificamente.

Entre os viajantes estavam um homem de 40 anos com dificuldade para respirar; uma mulher de cerca de 30 anos com dores de cabeça e garganta inflamada; um jovem entre 10 e 19 anos com febre; e uma outra jovem entre 10 e 19 anos assintomática.

No Amazonas, ainda não há casos confirmados da nova variante. A assessoria do Ministério da Saúde informou que está verificando os casos relatados no Japão. O Portal do Holanda aguarda nota da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas.

Nova variante

Segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), o vírus encontrado nos viajantes no Japão se trata da variante B1.1.248, semelhante aos encontrados no Reino Unido e África do Sul, que se disseminam muito rapidamente.

“Existe a preocupação de que a imunidade convencional contra o vírus possa ser menos eficaz contra vírus com a mutação E484”, afirma o instituto no comunicado.  No entanto, ainda não há indícios que os sintomas das novas variantes sejam mais graves ou tornam a doença mais letal.

Fonte: Portal do Holanda

Deixe seu comentário
Publicidade