ONS descarta risco de apagão nos estados do Norte e Sul

A notícia sobre possibilidade de apagão foi publicada na edição de ontem (09.02) do jornal do Globo, pelo jornalista Lauro Jardim.

19
Usina de Jirau. Foto Divulgação

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) esclarece que o Plano da Operação Elétrica de Médio Prazo do SIN (PAR/PEL) não aponta risco iminente de apagão no Brasil. O documento, produzido anualmente, apresenta avaliações do desempenho elétrico do Sistema Interligado Nacional (SIN) num horizonte de cinco anos à frente, de modo que a operação futura ocorra com qualidade e equilíbrio entre segurança e custo. O mais recente foi publicado nos canais oficiais do Operador, em dezembro de 2024, e divulgado à imprensa em todo o país.

O Sumário Executivo do PAR/PEL sinaliza os possíveis desafios operativos e recomendações para fortalecer o sistema elétrico diante da evolução do setor, incluindo o crescimento da geração distribuída e das fontes renováveis. O papel do ONS é antecipar cenários, avaliar impactos e propor soluções para garantir a confiabilidade e segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A notícia sobre possibilidade de apagão foi publicada na edição de ontem (09.02) do jornal do Globo, pelo jornalista Lauro Jardim.

Fonte: Valor&MercadoRO

Deixe seu comentário