Obras no porto de Guajará-Mirim avançam; DNIT finaliza muro de contenção

246
A IP4 de Guajará-Mirim (HN-125) faz parte do corpo hídrico do Rio Mamoré e está situada na margem direita

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança com as obras de construção da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) do município de Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia.

Iniciado em junho de 2021, o empreendimento já conta com 81% dos serviços executados e tem como objetivo proporcionar estrutura adequada para a realização de atividades de embarque e desembarque de passageiros, com critérios ideais de segurança e navegabilidade.

Na fase atual do trabalho, as equipes atuam na finalização das obras do muro de contenção e nas edificações, acabamentos, instalações elétricas e hidráulicas. O empreendimento também conta com serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem pluvial e sinalização horizontal e vertical; além da construção de terminal de embarque e desembarque de passageiros, de guarita para controle de acesso de veículos, de depósito de resíduos sólidos, de pátio de manobra e estacionamento, de muro em gabião; de rampa de acesso em concreto armado; e de rampa com escadaria para atracação de embarcações.

Instalação – A IP4 de Guajará-Mirim (HN-125) faz parte do corpo hídrico do Rio Mamoré e está situada na margem direita. Com acessibilidade tanto pela BR-425/RO quanto por ruas e avenidas que ligam ao centro do município, a região foi escolhida para receber a IP4 por ter grande potencial portuário e uma população – de cerca de 46 mil habitantes – com necessidade deste tipo de transporte, principalmente no que diz respeito a lanchas, voadeiras e balsas de travessia.

No total, o investimento previsto para o empreendimento da IP4 de Guajará-Mirim é de R$ 6,8 milhões, incluindo a elaboração de projeto básico e executivo e a execução das obras de construção da instalação. A estimativa do DNIT é que as obras no local sejam concluídas ainda em 2022.

Fonte: DNIT

Deixe seu comentário