O ex-deputado federal Nilton Capixaba deixou o comando da presidência regional do PRD (Partido da Renovação Democrática) para se dedicar a família e a obra de Deus. A decisão foi tomada essa semana durante reunião no gabinete da liderança do partido na Câmara Federal, em Brasília.
O encontro contou a presença do vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves, que assumiu o compromisso perante a Executiva Nacional do PRD de construir uma nominata forte para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa nas eleições de 2026.
Procurado pelo site, o parlamentar disse que a partir de agora as ações do partido serão conduzidas por Sérgio Gonçalves e Fábio Gonçalves. “Vou me dedicar a família e a obra de Deus. Quero agradecer os eleitores e lideranças politicas em todo o Estado que depositaram confiança ao longo do trabalho na condição de parlamentar. Aos presidentes dos diretórios, vereadores eleitos pelo PRD deixo minha gratidão”.
25 anos na presidência do PTB
O PRD é resultado da fusão do PTB com o Patriota. Nilton Capixaba foi o parlamentar com maior tempo na presidência de um partido político em Rondônia. O ex-parlamentar chegou em Rondônia em 1991, residindo no município de Cacoal com o comércio de café. Filiado na legenda desde 1996, assumiu a presidência do partido em 2000 e no ano seguinte disputou a eleição para o cargo de deputado federal. Tomou posse no primeiro mandato em fevereiro de 1999.

Com quatro mandatos de deputado federal, foi o único parlamentar de Rondônia a assumir três cargos de forma consecutivas na Mesa Diretora, ocupando as funções de segundo secretário e terceiro secretário. Nilton Capixaba representou o Brasil em várias missões no exterior.
Cinco anos na coordenação da bancada
Coordenador por 5 anos da bancada federal de Rondônia no Congresso Nacional, o parlamentar atuou de forma intensa garantindo recursos junto aos ministérios para o Estado de Rondônia. Foi durante a gestão de Nilton Capixaba na coordenação da bancada que Rondônia obteve o maior volume de recursos por meio de emenda de bancada: R$ 150 milhões, aplicados na aquisição de mais de mil máquinas para as 52 prefeituras de Rondônia.
Ainda durante sua gestão de coordenador da bancada federal, o município de Porto Velho foi contemplado com a conclusão das obras dos três viadutos do município, permitindo o trânsito rápido de veículos no perímetro urbano da capital rondoniense.
No primeiro ano do mandato do ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), Nilton Capixaba garantiu uma emenda no valor de R$ 84 milhões para obras de pavimentação asfáltica em Porto Velho, beneficiando diversos bairros do município.
Na gestão do ex-governador Ivo Cassol, Nilton Capixaba foi secretário-chefe da Casa Civil por quatro anos.
“Aproveito para agradecer a todos os eleitores que depositaram confiança ao longo do meu trabalho na condição de parlamentar.
Cúpula do PRD
A reunião na liderança do PRD em Brasília contou com a presidente do presidente nacional do PRD, Ovasco Roma e do secretário geral do partido, Marcos Vinícius. Além do vice-governador Sérgio Gonçalves, participaram a reunião o deputado estadual Pedro Fernandes e Fábio Gonçalves, que vai assumir a presidência do PRD no Estado.
Fonte: Redação Valor&MercadoRO