A Polícia Federal e o Ibama destruíram 47 embarcações e motores utilizados na extração ilegal de ouro no Rio Madeira, durante a Operação Leviatã II, deflagrada nessa sexta-feira (27.02.26). A ação ocorreu em Porto Velho e nas proximidades de Humaitá, Igarapé do Beem e Lagoa Paraíso.
A operação ocorreu a menos de quatro meses após a Assembleia Legislativa de Rondônia promover audiência pública para tratar sobre o tema. No parlamento estadual, uma comissão ficou de ser instalada para apresentar proposta de garimpo sustentável. Um projeto que prevê a regulamentação do garimpo está parado no Senado Federal, segundo informou o secretário chefe da Casa Civil, Elias Rezende.

Entre os equipamentos inutilizados estavam dragas, balsas e motores empregados na atividade clandestina. Segundo a PF, as investigações apontaram a existência de estrutura organizada, com capacidade de exploração em larga escala na área.
Como não era possível remover o material, os equipamentos foram destruídos no próprio local, conforme prevê a legislação. O material será contabilizado e destinado de acordo com os procedimentos administrativos.
As investigações continuam para identificar financiadores, operadores logísticos e demais envolvidos na cadeia do garimpo ilegal, incluindo responsáveis pelo fornecimento de suporte e pela comercialização do ouro extraído.
Fonte: Redação Valor&MercadoRO e PF








