Ministro da Saúde inaugura UPA de Ji-Paraná nesta terça-feira

15
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chega para coletiva no Palácio do Planalto

Região central do estado, Ji-Paraná vai receber uma nova Unidade de Pronto-Atendimento. A inauguração deve acontecer nesta terça-feira (21/12), com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do senador rondoniense Marcos Rogério, um dos principais articuladores para a conclusão da unidade.

O parlamentar foi o responsável por conseguir destravar as obras da UPA, que foram iniciadas ainda em 2017, com recursos federais. “Quando a prefeitura de Ji-Paraná trouxe a situação da UPA, as expectativas não eram das melhores. Cerca de 80% das obras estavam adiantadas, mas havia um sério risco de paralisação e perda do recurso em função do prazo para regularização do convênio”, explicou o senador.

A partir daí, o parlamentar iniciou articulação junto ao Governo Federal para que a UPA saísse do papel. “Com muita luta, conseguimos junto ao Ministério da Saúde reverter a situação. A obra foi concluída, entregue à população e amanhã iremos inaugurar, com a presença do ministro Queiroga”, ressaltou.

A UPA do 2º Distrito fica localizada na rua Vinícius de Moraes (T-10), no bairro São Pedro. A unidade conta área de desembarque de ambulâncias, recepção, sala de espera, triagem, setor de estabilização, consultórios médicos, sala de exames laboratoriais, farmácia e dez leitos de observação.

“Esse é mais um trabalho que conta com articulação entre Executivo e Legislativo para avançar em setores estratégicos para o nosso estado. Sigo vigilante, trabalhando em conjunto com o governo federal para a continuidade de obras como essas, que se traduzam em serviço público de qualidade ofertado à população”, ressaltou Marcos Rogério.

Enfrentamento à Covid-19

A inauguração da UPA ocorre num momento em que o governo federal atua para reforçar o sistema de saúde para a continuidade nas ações de enfrentamento à Covid-19. Além de melhorias na estrutura física e entrega de novos hospitais, UPAs e postos de atendimento, o governo está trabalhando para a entrega de vacinas, equipamentos e insumos. Só de EPIs foram distribuídos 363 milhões, entre luvas, máscaras, aventais, óculos de proteção, sendo 3,1 milhões para o estado de Rondônia.

De acordo com dados atualizados do Ministério da Saúde, só em Rondônia já foram aplicadas mais de 2,3 milhões de doses de vacinas da Covid-19. Em todo o Brasil, o número já chega a 315 milhões de doses aplicadas.

Deixe seu comentário
Publicidade