Ministério da Saúde inaugura UPA 24h em Ji-Paraná

8
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante inauguração da UBS de Ji-Paraná

Os mais de 100 mil habitantes de Ji-Paraná, município do interior de Rondônia terão reforço no Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos de urgência e emergência da região serão ampliados com a inauguração de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). O investimento do Governo Federal, até o momento, é de R$ 1,5 milhão. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da cerimônia de inauguração nesta terça-feira (21).

A unidade, no bairro São Pedro, terá três profissionais médicos e capacidade de atender mais de 5 mil pessoas por mês. A UPA conta com área de desembarque de ambulâncias, recepção, sala de espera, triagem, setor de estabilização, consultórios médicos, sala de exames laboratoriais, farmácia e dez leitos de observação. A estrutura estará disponível para atendimentos 100% SUS.

O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, que mantém os pacientes por até 24h.

Em discurso durante a cerimônia de inauguração, Queiroga destacou que o Governo Federal alocou, neste ano, R$ 5 bilhões nos serviços de Atenção Primária. “É na Atenção Primária onde faremos a revolução na saúde pública brasileira. Para vencer a Covid-19, nós temos uma grande trincheira de luta: o Sistema Único de Saúde (SUS), que é um patrimônio que cada um dos mais de 210 milhões de brasileiros. Por isso, é um dever de todos nós defende-lo”, acrescentou o ministro, convidando toda a população a se vacinar contra A Covid-19.

Na solenidade, o ministro Queiroga foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Ji Paraná, em agradecimento aos serviços prestados ao município.

Atendimento nas UPAs

As UPAs funcionam sete dias por semana e podem atender grande parte das urgências e emergências. Nessas unidades são feitos os primeiros atendimentos e definidas as condutas necessárias para cada caso, assim como é garantido o encaminhamento daqueles que necessitarem de atendimentos mais complexos em hospitais especializados. O município de Ji-Paraná conta ainda com o pronto-socorro no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, para casos mais graves.

Fonte: Ministério da Saúde

Deixe seu comentário
Publicidade