Estudantes que pretendem pleitear uma vaga em universidades ou faculdades privadas com financiamento do Governo Federal devem ficar atentos ao cronograma do Fies e do Prouni de 2025, divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Programa Universidade para Todos (Prouni) ainda não teve edital divulgado, mas, segundo o ministro Camilo Santana, a previsão é de que o sistema seja aberto três dias após o encerramento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Cronograma do Prouni 2025
- Inscrições: 24 a 28 de janeiro
- Primeira chamada: 26 de fevereiro
- Segunda chamada: 26 de março
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de março
Em coletiva de imprensa, Camilo reforçou que o Prouni completa 20 anos, em 2025, sob o papel de “dar oportunidade a milhões de jovens de acesso ao ensino superior brasileiro”.
Já as vagas para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) de 2025 serão abertas no início de fevereiro, logo após o Prouni. Neste ano, está implementado o Fies Social, “para garantir a estudantes de baixa renda 100% do financiamento dos seus cursos”, como reforçou o titular do MEC.
Fonte: Diário do Nordeste