A Marinha do Brasil, através do Comando do 9° Distrito Naval, iniciou na última quarta-feira (12.03) uma operação de sondagem batimétrica no Porto IP4, em Humaitá, Amazonas, após um acidente envolvendo duas balsas no local.
Leia também: Balsa carregada de petróleo afunda após colisão com porto flutuante no Rio Madeira
A ação, realizada pelo Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Negro” em conjunto com a Agência Fluvial de Humaitá, visa garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no Rio Madeira, após um acidente com balsas petrolíferas no último domingo (9) que danificou a estrutura do porto.

A operação tem como objetivo fornecer dados precisos sobre a profundidade do rio e as condições do leito na área do porto, auxiliando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na avaliação dos danos e no planejamento das obras de reparo. A sondagem batimétrica é essencial para identificar possíveis obstáculos ou alterações no fundo do rio que possam representar riscos à navegação.
“Por meio das atividades desenvolvidas, a Marinha do Brasil reforça à comunidade marítima a importância da manutenção da atenção as medidas de segurança durante a navegação no Rio Madeira, principalmente em trechos situados nas proximidades de estruturas portuárias e em áreas habitáveis, como comunidades ribeirinhas e flutuantes.”, diz trecho da nota divulgada pela Marinha.
Estrutura foi danificada em 2021