Marcos Rocha inaugura hospital prometido por Confúcio Moura em 2013

Marcos Rocha iniciou o ano novo implantando uma nova gestão de governo. Assumiu a articulação politica na Assembleia Legislativa ao conseguir aprovar o orçamento 2025.

43
Governador Marcos Rocha discursa durante ato de inauguração do Hospital de Guajará-Mirim. Foto: Frank Nery

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), cumpriu uma promessa de campanha durante as eleições e inaugurou, neste sábado (08.03), o Hospital Regional de Guajará-Mirim. A solenidade marca uma nova gestão de Marcos Rocha após um início de ano turbulento em seu governo com a saída do ex-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves e operação policial que afastou o ex-secretário de Cultura, Júnior Lopes.

A unidade de saúde também foi uma promessa do  seu antecessor e ex-chefe, Confúcio Moura (MDB). Confúcio, hoje senador, escreveu em seus blog, em 4 de maio de 2018, um texto sobre o hospital: Guajará: – o que fazer? – Site Oficial do Senador Confúcio Moura. Em março de 2013, Confúcio, na condição de governador do Estado, inaugurou a pedra fundamental da obra.

Vista do Hospital Regional de Guajará-Mirim. Foto: Frank Nery

Marcos Rocha, após enfrentar mais problemas com a obra no decorrer do seu governo, além da Covid-19, entregou o hospital à população de Guajará-Mirim, base política de Confúcio Moura e onde o MDB tem base consolidada e tradicional.

“O estado de Rondônia está crescendo em todos os segmentos, e Guajará-Mirim está dando um salto. É uma honra entregar essa grande obra que trará dignidade à população”, afirmou o governador. Ele também anunciou a ampliação dos serviços com a inclusão de hemodiálise e UTI”, disse Marcos Rocha.

Pré-candidato ao Senado, Marcos Rocha iniciou o ano novo implantando uma nova gestão de governo. Assumiu a articulação politica na Assembleia Legislativa ao conseguir aprovar o orçamento 2025 vetando três emendas de interesse do parlamento. Conseguiu ainda convencer os deputados dos vetos. Retomou a amizade com o deputado Luizinho Goebel (Vilhena), opositor do governo nos últimos três anos. Nesta semana o governador nomeia o novo secretário chefe da Casa Civil.

Leia na íntegra o texto de Confúcio escrito no blog:

“A única forma rápida para ajudar o município de Guajará-Mirim, será o Governo do Estado concluir o hospital, credenciá-lo a uma OSS (Organização Social da Sociedade Civil) e assumir todas as despesas da saúde curativa daquele município, que hoje, consome mais de 30% do seu orçamento. E a partir desta atitude (que infelizmente, não pude implantar, pelo atraso da obra) virá gradativamente o equilíbrio de suas contas. Ao mesmo tempo, que no estreito espaço do seu território, possa se desenvolver as diversas atividades produtivas: o plantio do açaí, do café clonal, do abacaxi (que é uma dos mais saborosos do país), a piscicultura, além do comércio de vizinhança. E com o correr do tempo, não se sabe quando, há de vir os pagamentos pelos serviços ambientais, pelo sequestro de carbono e por todos os benefícios que o município contribui com o mundo, porque seu espaço territorial corresponde mais de 90%  de floresta tropical densa”. Blog do Confúcio.

Fonte: Redação Valor&MercadoRO

Deixe seu comentário